HOME > ARTISTAS
Trio Nordestino
GÊNERO: forró

O ano de 2013 será de muita alegria para os integrantes do Trio Nordestino. Completando 55 anos de formação, a banda dá início às comemorações com uma grande homenagem à Bahia. Em seu novo trabalho, o CD “A Bahia do Trio”, composto por 8 faixas, o grupo relembra canções que fizeram parte da sua história e os bons momentos vividos em sua terra natal. O projeto busca valorizar os compositores nordestinos e suas riquezas cantadas através de belas letras e versos.

Gravado em Salvador, “A Bahia do Trio” tem a direção musical do multi-instrumentista Luiz Caldas - um dos inventores do Axé Music e também amante do forró com grandes composições. Este novo trabalho traz canções como Voltar à Bahia, Defesa de Baiano, Jacarandá, Bahia com B Maiúsculo, Minha Bahia e Eita Lugar Bom. Esta última selecionada como música de trabalho.

Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. O grupo ganhava então a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga.

Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e traziam canções de Gordurinha ("Pau-de-arara É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia ("Conversa De Motorista"), além do próprio Lindú, nome artístico de Lindolfo Barbosa.

"Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 70, chegando a vender cerca de um milhão de discos.

Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto - zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú).

O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas,Targino Gondim, entre outros.


© Copyright 2012 | Prospecta Comunicação e Eventos | Todos os direitos reservados Desenvolvido por: HM DESIGN